segunda-feira, 27 de março de 2017

O novo nascimento

Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3
A declaração de que Cristo, por Sua morte, aboliu a lei do Pai não tem fundamento. Se tivesse sido possível anular a lei, ou mudá-la, não teria sido necessário que Cristo morresse para salvar as pessoas da condenação do pecado. A morte de Cristo, longe de abolir a lei, prova que ela é imutável. […]
A lei de Deus, por sua natureza, é imutável. É uma revelação da vontade e caráter do Autor. Deus é amor, e Sua lei é amor. Seus dois grandes princípios são amor a Deus e amor ao ser humano. “O cumprimento da lei é o amor” (Rm 13:10). O caráter de Deus é justiça e verdade; essa é a natureza de Sua lei. Diz o salmista: “Tua lei é a verdade”; “todos os Teus mandamentos são justiça” (Sl 119:142, 172). E o apóstolo Paulo declara: “A lei é santa; e o mandamento santo, e justo e bom” (Rm 7:12). A lei, sendo expressão do pensamento e vontade de Deus, deve ser tão duradoura como o seu Autor.
É obra da conversão e santificação reconciliar as pessoas com Deus, colocando-as em harmonia com os princípios de Sua lei. No princípio, o ser humano foi criado à imagem de Deus. Estava em perfeita harmonia com a natureza e com a lei de Deus. Os princípios da justiça lhe estavam escritos no coração. O pecado, porém, afastou-o do Criador. Não refletia mais a imagem divina. O coração estava em guerra com os princípios da lei de Deus. “O pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar” (Rm 8:7). Porém, “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito”(Jo 3:16, ARC) para que as pessoas pudessem reconciliar-se com Ele. Pelos méritos de Cristo, o ser humano pode se restabelecer à harmonia com o Criador. O coração deve ser renovado pela graça divina. Deve receber nova vida de cima. Essa mudança é o novo nascimento, sem o qual, Jesus diz que o ser humano “não pode ver o reino de Deus”.
O primeiro passo na reconciliação com Deus é a convicção do que é o pecado. “Pecado é a transgressão da lei.” “Pela lei vem o pleno conhecimento do pecado” (1Jo 3:4; Rm 3:20). Para enxergar sua culpa, o pecador deve provar o próprio caráter pela grande norma divina de justiça. É um espelho que mostra a perfeição de um viver justo, ajudando o pecador a reconhecer seus defeitos de caráter (O Grande Conflito, p. 466, 467).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jesus, o justo Juiz

Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, Se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel Sumo Sacerdote nas coi...