quinta-feira, 20 de abril de 2017

De vitória em vitória

De vitória em vitória
Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 1 João 5:4
Por meio de Cristo, provê-se ao ser humano tanto a restauração como a reconciliação. O abismo produzido pelo pecado foi transposto pela cruz do Calvário. Foi pago por Jesus um resgate pleno e completo, em virtude do qual o pecador é perdoado e mantida a justiça da lei. Todos os que creem que Cristo é o sacrifício expiador podem chegar a Ele e receber o perdão dos pecados; pois, pelos méritos de Cristo, foi aberta a comunicação entre Deus e o ser humano. Deus pode aceitar-me como Seu filho, e eu posso reivindicá-Lo como meu Pai amoroso e nEle me alegrar.
Temos de centralizar nossas esperanças quanto ao Céu tão somente em Cristo, porque Ele é nosso substituto e fiador. Transgredimos a lei de Deus e, pelas obras da lei, nenhuma carne será justificada. Os melhores esforços que o ser humano, em suas forças, pode fazer não têm valor para satisfazer a santa e justa lei que foi transgredida; mas, pela fé em Cristo, o ser humano pode alegar a justiça do Filho de Deus como inteiramente suficiente. Cristo, em Sua natureza humana, satisfez as exigências da lei. Suportou a maldição da lei em lugar dos pecadores, e fez expiação por eles, para que todo aquele que nEle cresse não perecesse mas tivesse vida eterna. A fé genuína apropria-se da justiça de Cristo, e o pecador é feito vencedor com Cristo; pois ele se faz participante da natureza divina, e assim se combinam divindade e humanidade.
Quem procura alcançar o Céu pelas próprias obras, guardando a lei, tenta uma impossibilidade. O ser humano não pode se salvar sem a obediência, mas suas obras não devem provir de si mesmo. Cristo deve operar nele o querer e o efetuar, segundo Sua boa vontade. Se o ser humano pudesse salvar-se por suas obras, ele teria algo em si mesmo pelo qual se alegrar. O esforço que as pessoas fazem em suas próprias forças para obter a salvação é representado pela oferta de Caim. Tudo que o ser humano pode fazer sem Cristo é poluído pelo egoísmo e pecado; mas aquilo que é operado pela fé é aceitável a Deus. Quando procuramos alcançar o Céu pelos méritos de Cristo, a alma faz progresso. Olhando para Jesus, autor e consumador de nossa fé, podemos prosseguir de força em força, de vitória em vitória; pois por meio de Cristo a graça de Deus operou nossa salvação completa (Mensagens Escolhidas, vol. 1, p. 363, 364).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jesus, o justo Juiz

Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, Se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel Sumo Sacerdote nas coi...